TRÓIA GAS - Defeitos Principais

Principais Defeitos

Escrito por Gilson Maia

DicasLista de Defeitos e Procedimentos

Dentro destes tópicos incluímos diversas sub perguntas e respostas.

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Procedimentos Iniciais

No Gás Natural Veicular

  • Verificar a Pressão no Manômetro;
    • O mínimo é de aproximadamente 5 a 10 bar para um bom funcionamento.
  • Verificar Válvula(s) de Cilindro(s)
    • Ao Abrir caso esteja(m) fechada(s) faz o barulho de alívio de pressão,
    • Caso tenha ocorrido vazamento em excesso a válvula de corte de excesso de fluxo pode estar travada, podendo demorar até um dia para voltar a funcionar;
  • Verificar Válvula de Abastecimento
    • Quando fechada impede a chegada de gás ao redutor;
  • Verificar Filtro de Ar
    • Deve ser Novo ou estar sempre limpo
    • Não Usar Filtros de Competição
  • Verificar Velas
    • Vela de 1 eletrodo somente
    • Abertura dos eletrodos entre 0,65 a 0,75mm
  • Verificar Vazamento(s)
    • Para testes simples, utilizar espuma de sabão nos locais onde houver possibilidade de vazamento,
    • Procedimentos com o Veículo Desligado
      • Observar sempre o manômetro, se indica que a pressão está reduzindo,
      • Fechar a Válvula de Abastecimento, se a pressão reduzir, pode haver vazamento do Cilindro até a Válvula de Abastecimento,
      • Fechar a(s) Válvula(s) de Cilindro(s), se a pressão reduzir, pode haver vazamento na Válvula de Cilindro,
    • Procedimentos com o Veículo Ligado
      • Fechar a(s) Válvula(s) de Cilindro(s), ligar o veículo na Gasolina/Álcool, caso o manômetro diminua a pressão, o sistema de Gás está deixando passa Gás junto com a Gasolina. Provavelmente Bobina do Redutor,
      • Fechar a(s) Válvula(s) de Cilindro(s), ligar o veículo na Gás, se o mesmo continuar funcionando a válvula não está fechando a passagem de gás completamente.
      • Para testes completos Procure a OFICINA!
  • Verificar Filtro da Entrada do Redutor
    • Pode estar obstruído devido a sujeiras e óleo que penetram no sistema durante o abastecimento. Geralmente deve-se desmontar o redutor na oficina.
  • Verificar Chave Comutadora;
    • Desconectando-a, o veículo pegará somente na Gasolina.
    • Se pegar na Gasolina. Possível defeito na Chave, Procure a OFICINA!
    • Se não pegar na Gasolina. Verificar Emulador de Bico e/ou Verificar Variador de Avanço.
    • Se não pegar na Gasolina. O defeito pode estar no sistema de injeção, sistema elétrico e/ou na mecânico, Procure a OFICINA!
  • Verificar Emulador de Bico(s)
    • Se tiver conectores, desligá-los e ligar a seqüência original do veículo.
    • Se continuar a não pegar, Verificar o Variador de Avanço (se tiver).
  • Verificar Variador de Avanço
    • Desligar o Variador e/ou Conectar o conector de emergência (jumper). Se funcionar procure a oficina para consertar o variador.
    • Se persistir o defeito, procurar no sistema de injeção, sistema elétrico e/ou na mecânico, Procure a OFICINA!
  • Verificar Emulador de Sonda Lambda / O2
    • Se tiver instalado, pode estar enviando informação incorreta. Para corrigir Procure a OFICINA!

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O Carro não liga no Gás

  • Verificar Pressão do Manômetro -
    • Tem gás?
    • O manômetro está marcando correto ou está travado?
  • Verificar Válvula(s) de Cilindro(s) - Está aberta?
    • Abra e Feche e veja se a pressão no manômetro altera?
  • Verificar Válvula de Abastecimento - Está aberta?
    • Pode ter sido fechada para manutenção do sistema.
  • Verificar Chave Comutadora - Está conectada e ligada, fusível está queimado?
    • Verificar o Fio marrom ligado à bobina geralmente é que permite o funcionamento do gás.
    • A comutadora tem tempo de vida útil (na média 3 anos ou mais) ou pode estar com defeito.
  • Verificar Variador de Avanço - Está funcionando?
    • Quando for de Sensor de Rotação ou Bobina utilize o conector de emergência para testar sem o variador.
  • Verificar Sistema de Elétrico - Tem corrente na bateria, mínima 12V?

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Na Gasolina/Álcool não liga.

  • Nível de combustível
    • Tem gasolina e/ou álcool? Partida à frio tem gasolina?
  • Em veículos FLEX
    • Não está usando o Simulador para Flex TURY T68, mais atual que o T67plus ou T66?
    • Trocou de combustível líquido e desligou o carro?
    • Seu Simulador é só para Álcool ou só Gasolina?
    • Estava acendendo a luz de anomalia na injeção no painel?
      Todas as perguntas são características de Simulador de Sonda Errado, geralmente tem que apagar os erros da central de injeção e colocar o simulador de sonda correto para veículos flex de acordo com a Tabela de Aplicações da TURY.
  • Verificar Chave Comutadora 
    • Está conectada e ligada, fusível está queimado?
  • Verificar Eletro-Válvula (Carburador)
    • Está fechada(manual) ou não abre?
  • Verificar Emulador de Bico(s) Injeção
    • A central está está enviando corrente aos bicos?
  • Verificar Variador de Avanço - Ligações corretas? Experimente desligá-lo.
  • Verificar Sistema de Injeção - Algum erro, luz acesa no painel?
  • Verificar Sistema de Elétrico - Tem corrente, bateria, segredo, chave, bobina, velas, cabos, ...?
  • Verificar o Sistema Mecânico - Correia dentada partida?

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O carro Funciona mal ou Liga com dificuldades.

  • O Gás está misturando com a Gasolina/Álcool ?
    • Quando o veículo está no Gás.
      • O Emulador de Bico(s) pode não estar desligando o(s) bico(s). Procure a OFICINA!
    • Quando o veículo está na Gasolina/Álcool.
      • A Eletro-válvula do redutor pode está deixando passar Gás. Procure a OFICINA!
  • O Gás está misturando com muito ar ?
    • Verificar filtro de ar, e admissão de ar
  • O Gás está perdendo ar ou com entrada errada ?
    • Verificar filtro de ar, e admissão de ar,
  • O mesclador de Gás está correto ?
    • Procure a oficina e veja se o mesclador que foi instalado é o correto para o veículo.
  • A entrada de Gás está suficiente ?
    • Caso não tenha um regulador automático, a regulagem de alta pode ter saído da posição, procure a oficina para regular o veículo.

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O desempenho do carro está fraco.

  • Possui Variador de Avanço ?
    • Caso Possua - Verificar o Variador !
    • Caso Não Possua, deve instalá-lo.
  • Verificar Filtro de Ar e Velas,
  • Verificar Filtro da Entrada do Redutor de Pressão,

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O Gás está vazando!

  • Verificar Pressão do Manômetro - Tem gás? Feche as válvulas e observe se baixa.
  • Verificar Válvula(s) de Cilindro(s) - Fechadas vazam? Verificar válvula de segurança.
  • Verificar Válvula de Abastecimento - Vaza na conexão ou na entrada de abastecimento?
  • Verificar Vazamento(s) - O mais simples é utilizar água com sabão com bolhas.
    • Procure a INSTALADORA para corrigir o(s) defeito(s).

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Na Gasolina e/ou Álcool - Injeção Eletrônica

Defeito na Injeção Eletrônica.

  • A Bateria está com a Carga mínima de 10V ?
  • A luz de Advertência está acesa no painel ?
  • O Carro não funciona ?
    • Verificar se a bomba de combustível está injetando combustível com pressão?
    • Verificar conexões, cabos, aterramentos e fios dos sensores principalmente.
      • Procure a OFICINA para corrigir o(s) defeito(s).

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Na Gasolina e/ou Álcool - Sistema Elétrico

Defeito no Sistema Elétrico.

  • Verificar Conectores da Bateria - Estão conectados, com zinabre?
  • Verificar Carga da Bateria - Tem no mínimo 12V?
  • Verificar Alternador- Está carregando com o motor em funcionamento?,
  • Verificar Motor de Partida - Está rodando? Se o veículo pegas no tranco.
  • Verificar Ignição - Velas, cabos,, bobina, ...
  • Verificar Segredo e/ou Code(se possuir) - Acende no painel? Chave tem o chip? Alarme desligado?
    • Caso não encontrar o defeito, Procure a OFICINA!
  • Verificar Cabos de Bobina e Velas - Bobinas e Cabos com fugas, corrente adequada, velas gastas?
  • Verificar se as velas estão com corrente - Verificar Ignição Eletrônica, Central de Injeção, Bobina(s)
  • Verificar se a bomba de combustível está injetando combustível ? Tem relé cortando? Bomba queimada?
    • Procure a OFICINA para corrigir o(s) defeito(s).

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Na Gasolina e/ou Álcool - Sistema Mecânico

Defeito no Sistema Mecânico.

  • Verificar se o veículo tem combustível ?
    Tem Álcool e/ou Gasolina, incluindo a partida à frio?
  • Verificar se a bomba de combustível está injetando combustível?
    E a pressão está correta?
  • Verificar se tem combustível líquido no tanque.
    Manter no mínimo 1/4 no tanque e sempre usar e renovar.
  • Correia dentada está inteira e na posição correta?
    Não tentar ligar o carro com a correia fora da posição ou partida!
    • Procure a OFICINA para corrigir o(s) defeito(s).

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